Um checklist para integração de processos UX e Scrum

Geral

Essa pesquisa busca explorar e identificar modos de integrar os processos e ferramentas do campo da experiência do usuário nos processos de produção de Softwares ágeis, baseados na metodologia Scrum, como forma de qualificar a tomada de decisões nos projetos. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática em artigos que relatam práticas de campo usadas em projetos de software centrados no usuário. A pesquisa encontrou relatos de divergências entre as discussões teóricas quando aplicadas na prática. Através da análise destes artigos, obteve-se como resultado desta pesquisa uma lista com as ferramentas e processos que se mostraram promissores na integração entre UX/Agile.

0
99

Card sorting: Uma janela para a mente

Arquitetura de informação, Card sorting, Design centrado no usuário, Ferramentas, Interação Humano-Computador, Usabilidade

Em um determinado momento de um projeto é chegada a hora de definir a arquitetura de informação. Mas como fazer isso? Sabe-se que um bom projeto centrado no usuário deve ser desenvolvido sob as percepções das pessoas que vão utilizá-lo e não sob o ponto de vista de grupos externos como, por exemplo, a equipe […]

0
99

Criatividade e geração de ideias: Teia de aranha

Brainstorming, Criatividade, Teia de aranha

Olá galera, continuando com a série “Geração de ideias” trago a vocês a técnica “Teia de aranha”. Basicamente não se trata de uma técnica em si, e sim uma ferramenta de apoio ao brainstorming. Para Wechsler (2002, p. 232) “A técnica Teia de Aranha baseia-se nos pressupostos da técnica Tempestade de ideias”, tendo como característica […]

2
99

Criatividade e geração de ideias: MESCRAI / SCAMCEA

Criatividade, Geral, MESCRAI

Voltando a nossa série de “criatividade e geração de ideias”, falaremos hoje do MESCRAI. Trata-se de uma técnica de lista de verificação (checklist) para projetos, processos e ideias. Esta lista é abordada por muitos autores de diferentes áreas de atuação, como por exemplo, o design, a engenharia e psicologia, por conta dessa variação são encontradas […]

0
99

Criatividade e geração de ideias: Análise de atributos

Análise de atributos, Criatividade

Hoje será apresentada a técnica de análise de atributos, que têm como objetivo a busca por ideias e inovação por meio da segmentação de um problema (objeto de estudo) através da observação e posterior isolamento de suas características. A análise individual dos subprodutos de um problema poderá levantar arestas que se passam despercebidas quando vistas […]

0
99

Criatividade e geração de ideias: Brainstorming ou tempestade de ideias

Brainstorming, Criatividade

Brainstorming é um termo da língua inglesa que significa em português ‘tempestade de ideias’, Baxter (2008, p. 67) informa que: O brainstorming é um termo cunhado por Alex Osborn em 1953, […] brainstorming ou sessão de ‘agitação’ de ideias é realizado em grupo, composto de um líder e cerca de cinco membros regulares e outros […]

2
99

LNB foi nomeado para o CSS Awards

Geral

Galera é com grande orgulho que informo a vocês que o projeto desenvolvido para a Liga Nacional de Basquete (LNB) foi nomeado para o CSS Awards! Trata-se de uma galeria seleta de websites que contenham altos níveis de criatividade, originalidade e competência no âmbito global. Atualmente o site encontra-se em votação popular e posteriormente será […]

0
99

Teoria da cor em comunicação

Teoria da cor

Bom povo, estou de volta =] e chato como de costume ù.ú Bom, hoje vou falar um pouco sobre teoria da cor em design / comunicação Definição Definindo o significado da palavra cor Pedrosa (2006, p. 20) afirma que “a palavra cor tanto designa a sensação cromática, como o estímulo (a luz direta ou o […]

0
99

Uma abordagem em acessibilidade

Acessibilidade

Bom galera, nesso post vou falar um pouco sobre a importância da acessibilidade em projetos web Definindo acessibilidade Primeiramente temos que saber o que é acessibilidade, portanto a definição de acessibilidade, segundo Dias (2003, p. 109), trata-se de “estender o processo de design de produtos de massa também às pessoas com alguma limitação de uso […]

0
99

Usabilidade em interfaces

Ergonomia, Usabilidade

Galera, tode volta =] Bem, hoje vou falar um pouco sobre usabilidade em interfaces, ou seja, em sites =p Bora? Afinal, o que é usabilidade? Para que se possa falar sobre usabilidade primeiro vou garantir que todos saibam o que é usabilidade trazendo a definição de krug (2006 p. XIV) onde afirma que: […] usabilidade […]

0
99