O enunciado pedia a elaboração de um jogo educativo para a disciplina de Fundamentos de Contabilidade. O tema sorteado para a equipe foi a prova de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.
Após discussão interna, constatou-se que a melhor abordagem seria um Quiz. Utilizou-se do aplicativo Duolinguo e do ambiente de aprendizado da Code School como referências para esse projeto.
Tecnologias
Devido a limitações de tempo e familiaridade com a tecnologia, optou-se pelo uso do Framework Ionic para produção do aplicativo Android. Já no lado do servidor, Node.js se mostrou a linguagem mais adequada pela capacidade de fornecer respostas rápidas e assíncronas necessárias para interação multijogador.
Aprendizado
O objetivo do jogo era o aprendizado, e por conta disso, nós decidimos por não limitar o acesso aos níveis e bloquear a navegação após uma resposta errada. Ao invés disso, as respostas incorretas são pintadas de vermelho e o usuário ainda poderá tentar novamente. A cada nova tentativa sua pontuação é reduzida pela metade até o limite de zero.
O jogador também poderá remover uma alternativa incorreta aleatoriamente para aumentar suas chances de acerto, como também poderá receber uma dica que invalida uma das respostas. Ou simplesmente pular a questão.
Foi inserido um placar de pontos para incentivar a competitividade entre os jogadores e barras de progresso nos níveis para que o usuário tenha uma noção da sua performance.
Seguem as imagens do projeto finalizado em um dispositivo android. O aplicativo pode ser baixado através da Play Store