Portal Brascola

Brascola é uma empresa Joinvillense que produz colas e adesivos plásticos para uso industrial e doméstico. Recentemente a empresa mudou sua marca e está aplicando um novo posicionamento no mercado gerando a necessidade de reformulação de seu portal. Seus objetivos eram claros: a) Desenvolver uma interface intuitiva (de fácil compreensão, ou seja, fácil de aprender) […]

Brascola é uma empresa Joinvillense que produz colas e adesivos plásticos para uso industrial e doméstico. Recentemente a empresa mudou sua marca e está aplicando um novo posicionamento no mercado gerando a necessidade de reformulação de seu portal. Seus objetivos eram claros:

a) Desenvolver uma interface intuitiva (de fácil compreensão, ou seja, fácil de aprender) para clientes, consumidores e representantes.

b) Desenvolver ferramentas para fácil localização dos produtos

c) Desenvolver ferramentas para localização de produtos com base nos materiais reagentes.

d) Apresentar perfil da empresa, suas políticas e pensamentos.

e) Apresentar um canal de atendimento aos consumidores, clientes e representantes.

Com base nisso foi desenvolvida uma extensa pesquisa de mercado para identificar o perfil de comportamento das diferentes pessoas envolvidas no processo e apontar o foco no qual cada um qual teria ao utilizar o portal. Foram aplicadas as técnicas de Brainstorm e personas para desmembrar os diferentes perfis e construir um mapa de comportamento de cada indivíduo.

Brascola: Painel de usuários
Brascola: Painel de usuários

Como resultado da pesquisa sugerimos que o portal deverá utilizar três abordagens, cada uma destinada a um segmento de público específico, sendo eles:

a) Consumidores: Pessoas que utilizam os produtos da Brascola;

b) Clientes: Pessoas que compram e revendem os produtos da Brascola;

c) Representantes: Empresas que representam a Brascola no Atacado e/ou representam a empresa como sua equipe de vendas.

Cada um dos três grupos tem necessidades distintas e utilizariam o portal para fins específicos que foram utilizados como base para desenvolvimento da arquitetura de informação. Foi sugerida que a nomenclatura dos termos, rótulos de menus e abordagem de peças publicitárias sejam alternadas a partir do momento em que é identificado o perfil do usuário em questão.

Brascola: Portal
Brascola: Portal

Na estética utilizou-se da técnica de colagem como referencia visual, além do emprego das cores verde e amarelo enfatizando o nacionalismo da empresa. Para garantir que o portal transmita a mensagem de tratar-se de uma empresa séria, respeitada e com vanguarda optou-se por uma estética minimalista removendo da interface todos os objetos que não fossem necessários e aplicando cor apenas aos elementos em que requerem interação do usuário (cliques).

Brascola: Painel Estético
Brascola: Painel Estético

Através dos resultados obtidos também foi identificada a oportunidade (uma das mais importantes) do uso de tablets pelos representantes comerciais como ferramenta de catálogo, tendo como principal vantagem uma listagem sempre atualizada do atual portfólio da empresa, seus respectivos preços e percentis de descontos aplicados a cada região. Foi sugerida uma integração com o atual CRM que possibilitaria no fechamento dos pedidos através do aplicativo que economizaria para a Brascola licenças do atual CRM levantando uma potencial economia que pagaria os custos do projeto.

Brascola: Catálogo para representações
Brascola: Catálogo para representações
0
99

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.