Cipher VCM

Software de varredura de vulnerabilidades desenvolvido pela Cipher SA. Atuei como Analista de usabilidade responsável por fazer pesquisas de tendências de interface, aplicar e gerir padrões de software e explorar falhas de usabilidade.

Software de varredura de vulnerabilidades desenvolvido pela Cipher SA. Atuei como Analista de usabilidade responsável por fazer pesquisas de tendências de interface, aplicar e gerir padrões de software e explorar falhas de usabilidade.

Nesse projeto as ideias eram produzidas primeiro em protótipos de baixa fidelidade para que fosse possível fazer ajustes rápidos e validar as ideias com a equipe.

Cipher VCM: Protótipo de baixa fidelidade
Cipher VCM: Protótipo de baixa fidelidade

 

Um vez definida uma ideias desenvolvíamos protótipos de alta fidelidade, esses protótipos eram usados para orientar os programadores Front-end e também para coletar feedbacks de clientes e stakeholders.

Cipher VCM: Protótipos de alta fidelidade
Cipher VCM: Protótipos de alta fidelidade

Também eram realizados testes de usabilidade com as versões alpha e beta do sistema. Para isso eram selecionados alguns colaboradores e analistas de negócio, esses eram convidados a experimentar o sistema dentro de um ambiente controlado e com tarefas pré estabelecidas. Após essa interação eram convidados a responder o questionário SUS e uma versão adaptada da ferramenta PRC. Ao final de uma bateria de testes nós tínhamos um conjunto de dados onde era possível estabelecer se uma interface estava aprovada ou não, e somados os dados das entrevistas obtínhamos uma lista de problemas a serem resolvidos.

Cipher VCM: Testes de usabilidade SUS
Cipher VCM: Testes de usabilidade SUS

Abaixo segue o Mapa da Interação do processo de scan:

Cipher VCM: Mapa da experiência
Cipher VCM: Mapa da experiência

 

0
99

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *